Instituto Coca-Cola Brasil

Projetos Sociais

Meio Ambiente

A vida do planeta começou na água. Lá, resolvemos começar também um programa de recuperação de ecossistemas que desse vida nova ao rio, à floresta, à comunidade. E ao nosso ideal de sustentabilidade.

Uma garrafa que vira camiseta, que vira bolsa, que vira oportunidade de trabalho. Uma lata de alumínio, que vira outra lata de alumínio, que vira fonte de renda para milhares de famílias. A reciclagem transforma tudo. Principalmente vidas.

Reciclou, Ganhou

No Reciclou, Ganhou nada se perde. Tudo se transforma em contribuição para uma sociedade e um meio ambiente melhor. É assim desde 1996, quando o Programa foi criado para estimular a reciclagem de embalagens e apoiar as cooperativas de catadores. Hoje, milhares de brasileiros têm nessa atividade sua única fonte de renda e contribuem para a formação de uma cultura de reciclagem nas próprias comunidades em que moram e de onde retiram boa parte do material coletado.

Índices de reciclagem no Brasil em 2009: alumínio, 98%; PET, 56%; vidro, 47%;Tetra Pak, 26%. Com 100% dos engarrafadores envolvidos, o Reciclou, Ganhou apoiou nos últimos anos:

- 4.700 instituições beneficiadas
- 5.000 catadores em mais de 200 cooperativas em 21 estados brasileiros

Como funciona:
Os recursos gerados pela reciclagem são investidos na infraestrutura das cooperativas, como compra de caminhão, prensa, balcão, uniformes, aluguel de galpão e capacitação de funcionários. Tudo para que essas organizações sejam cada vez mais produtivas.

Estação de Reciclagem

Quando duas grandes marcas se unem por uma causa, ações de resultado são mais do que uma consequência natural. É assim que a parceria entre o Wal-Mart e a Coca-Cola Brasil, por meio de seus Institutos, já beneficiou diretamente cerca de 70 cooperativas, gerando renda para mais de 2.500 catadores, com uma ideia tão simples quanto eficiente: a coleta seletiva de embalagens.

Como funciona:
As estações de reciclagem são postos para o descarte de metal, plástico, papel e vidro instalados em mais de 300 lojas da rede Wal-Mart pelo Brasil. Um incentivo à participação dos consumidores, que, além do aspecto socioambiental, agrega o viés educativo ao Programa Reciclou, Ganhou. As cooperativas se beneficiam com a doação do grande volume de material arrecadado e são fortalecidas em sua infraestrutura de coleta e processamento de materiais. E o Estação de Reciclagem oferece ainda cursos de capacitação profissional e treinamento aos catadores.

 

Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras

O rio é limpo porque a floresta é saudável ou a floresta é saudável porque o rio é limpo? Para realizar um projeto de recuperação do meio ambiente com menos dilema e mais resultados, o Instituto Coca-Cola Brasil somou conhecimentos, tecnologia, recursos e criou o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras, desenvolvido em parceria com Plant Inteligência Ambiental. Fruto da união de vários setores da sociedade, ele foi criado para recuperar, proteger e manter mananciais de água, garantindo a regeneração da fauna e da flora e a subsistência das comunidades locais. 100 hectares de floresta conservada produzem água para 2.600 pessoas.

Reconhecido pelo Clinton Global Initiative, um dos mais importantes fóruns internacionais para o desenvolvimento sustentável, antes mesmo de completar um ano de vida, o Água das Florestas Tropicais Brasileiras mostra que estamos na trilha certa.

Como funciona:
O Programa promove a recuperação de bacias hidrográficas com o reflorestamento de suas matas ciliares - atualmente, são 1248 pessoas reunidas em 24 grupos que monitoram a qualidade da água. A primeira delas é a Bacia do Rio Piraí (SP) que além de restabelecer o ecossistema e o acesso das populações a fontes de água limpa, o Água das Florestas contribui para a neutralização das emissões de carbono, de acordo com as diretrizes da Convenção do Clima do Protocolo de Kyoto.

Em 2011, foi estabelecida uma nova parceria com a The Nature Ocean Conservancy no Guandu (RJ).